Por mais batido que seja e até mesmo tenha virado “modinha” de certa forma, o termo “INCLUSÃO” ainda é muito debatido, mas pouco valorizado. Não teria como culpar a sociedade como um todo, pois, como falar e atender a inclusão sendo que as próprias pessoas com deficiência não ajudam?
Isso é um outro tabu a ser quebrado e que envolve muita Inteligência Emocional, até para lidar com essa adversidade, mas que está emposta apenas em nossas mentes.
No dia 12/12/21 na Cidade de Canela/RS aconteceu o 1° passeio de inclusão no 34° Sonho de Natal. Reunindo diversas Associações e Ong’s para a realização do evento. Com intuito de conscientizar e mostrar ao poder público que uma cidade tão importante para o turismo nacional deve olhar com muita atenção para este quesito, e sim, investir em melhorias e adaptabilidades.
Dentre todos os apoiadores que estiveram presentes destaco o belo trabalho da Ong Somos Um Só da cidade de Novo Hamburgo/RS, onde de fato foi o coração do passeio. Trazendo direto de NH para Canela diversos Triciclos e Handbikes para estarem à disposição das pessoas com deficiência que fossem chegando ao local. Uma tarefa árdua realizada pelo presidente da Ong Jocelin ‘Magrão’ Loureiro, trazendo para Canela todo um aparato e estrutura. Um trabalho em prol do próximo sem esperar nada em troca, apenas por proporcionar sorrisos e experiências incríveis para as pessoas. Um esforço nobre e que merece mais que aplausos.
Mas não pense que foi fácil, já que a viagem foi de caminhão tendo que descarregar e montar cada triciclo e handbike, justamente para trazer uma experiência diferente ao cidadão canelense, que se mostrou muito acolhedor e interessado pelo que estava acontecendo, o que gera uma ótima satisfação e uma possível luz no final do túnel de conscientização.
Por mais inciativas assim e por mais Ong’s como a Somos Um Só!
Conheça mais o trabalho da Somos Um Só:
https://www.instagram.com/somosumso_nh/
Fotos: Divulgação
Parabéns pela matéria. Muito bem escrita e bem colocado dodas as questões q involvem o cuidado com o outro. E a questões como inclusão e assessibilidade.
ResponderExcluirNão posso faltar na próxima e vou levar minhas crianças junto! Que projeto da hora!
ResponderExcluir